quarta-feira, 30 de julho de 2014

Me Explica ? O que é New Adult ?

O que é New Adult?

Olá vim explicar  um gênero bem, comentada no universo literário e nunca li e fui em busca de uma explicação fácil de entender então achei : aprendi ai  


‘New Adult’ é uma terminologia proposta pela primeira vez em 2009 pela editora  St. Martin's Press, que a utilizou para definir uma nova categoria de ficção para jovens adultos. O interesse da editora era abordar o período da ‘maior idade’, buscando histórias sobre jovens que são legalmente adultos, mas que ainda estão encontrando seu caminho na construção de uma vida adulta, ou seja, que procuram descobrir o real significado de ser um adulto.
Nas palavras de JJ em St. Martin, "New Adult é sobre a idade jovem-adulta, quando você é um adulto, mas não estabeleceu a sua vida como um (carreira, família, tudo o que você tem, etc.)."
Ou seja, o termo define um processo de transição, de mudança; momento no qual o jovem atinge a maior idade e começa a perceber as alterações que tal status acarreta. “Há um período de tempo em que a vida adulta é sentida como um novo par de sapatos. As expectativas de independência e autossuficiência ainda são novas, ainda precisam ser quebradas e os ‘new adults’ são as pessoas que apenas começaram a andar nos novos sapatos; ficção ‘new adult’ é sobre suas bolhas e dores” (fonte).
Levando em conta tais conceitos, os cenários dessas histórias de ficção jovem adulta transbordam mudanças e ‘primeiros passos’. Assim podemos ter como pano de fundo a faculdade, o primeiro emprego, o primeiro relacionamento sério, a primeira bebedeira, o primeiro (ou mais importante) confronto familiar, a primeira relação sexual... Infinitas ‘primeiras-vezes’ e incontáveis conflitos envoltos, principalmente, nas escolhas feitas pelos personagens principais. Desta maneira, o que difere essa categoria da classe literária ‘jovens adultos’ é o ponto de vista do protagonista e claro, sua experiência de vida. A nova visão de mundo que tal personagem adquiriu com o tempo, deixando de ser inocente ao perceber que o mundo ao seu redor, infelizmente, não é apenas ‘flores e chocolates’, e que para visualizar o arco-íris, é preciso enfrentar a tempestade antes dele.
E esse fator, a visão realista do mundo, é que garante o sucesso da classe. Ela aborda infinitas mudanças, mas sempre inserindo conflitos intensos e complexos em sua narrativa, comprovando o fato de que o jovem adulto não está mais imune a toda a sujeira que existe no mundo. Desta forma, lemos sobre abusos sexuais, consumo de drogas, violência, doenças mentais e físicas, relacionamos complicados e discrepantes com o que é considerado ideal pela sociedade, e muitos outros elementos que dão ‘um tapa na cara do leitor’ ao revelarem uma face de nossa sociedade que tentamos evitar.
Sendo assim, essa classe literária conta com protagonistas na faixa de 18 a 26 anos, ou em alguns casos, jovens com 16 ou 17 anos que estão iniciando sua vida adulta. O centro da questão é que, na infância e adolescência as decisões são tomadas com base no presente, você simplesmente corre atrás do que quer naquele momento, já quando se é adulto, você utiliza o passado, ou seja, a sua experiência, como medida para a tomada de decisão. Entretanto, e quando não se é nenhuma coisa nem outra, ou seja, quando se é um ‘jovem adulto’, - como tomar as decisões corretas?



 FONTE : Paola -livros e fuxicos 

0 comentários:

Postar um comentário

obrigado por comentar

 

Amiga da Leitura Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon